5 Elementos Básicos De Um Bom Material Escrito

5 Elementos Básicos De Um Bom Material Escrito

Elementos Básicos De Um Bom Material Escrito

O que mais tenho visto nas minhas sessões de coach são candidatos reclamando que não conseguem encontrar material de qualidade para estudar, sei que não consegue localizar com facilidade onde encontrar, nem quais são as características básicas de um bom material escrito.

Todos nós sabemos, e isso é comprovado com os alunos que acompanho até a aprovação, que a tríade MATERIAL ESCRITOAULAQUESTÕES são a “fórmula do sucesso” quando falamos em concursos públicos, esses três elementos em conjunto darão a você o substrato necessário para que na hora da prova esteja plenamente bem e possa resolver as questões com facilidade.

Sei que você já teve diversas experiências onde o curso tinha aula boa, mas não tinha material, se tinha material a aula era desconexa e assim por diante, inclusive, já falei sobre “O Que Uma Aula Precisa Ter Para Ser Boa” e “Como Resolver Questões De Concursos” só clicar e você poderá conferir esses textos.

Porém, hoje o nosso assunto é outro.

Sendo assim, elegi, com base na minha experiência e na análise dos professores com quem convivo, quais são as 5 características que você deve buscar em um bom material escrito.

1- Estar De Acordo Com O Tema Da Aula

Elementos Básicos De Um Bom Material Escrito - Tema Da Aula

Você já deve ter vivido a situação de ficar tentando localizar aonde o professor está na explicação durante a aula.

Isso fará você perder a linha de raciocínio e dificultará a correlação dos temas na hora revisão.

Assim, um bom material escrito deve estar na mesma sequência da aula e, principalmente, com os nomes iguais aos utilizados pelo professor durante a explicação.

Outro ponto importante, é que o professor pode fazer referência a alguma parte específica do texto, principalmente em aulas do ramo do direito onde a espinha dorsal da aula normalmente é uma Lei.

Essa conexão fará com que o material sirva de roteiro na hora do seu estudo, seja na presença da aula ou quando estiver sozinho na sua revisão.

2 – Não Ser Só Texto

Elementos Básicos De Um Bom Material Escrito - Imagens

A leitura é parte fundamental da preparação para concursos e se você não gosta de ler já aviso que estás em maus lençóis, mas o material escrito não poder ser uma bíblia, uma coisa é um livro teórico outra, bem diferente, é uma apostila ou um texto para estudo.

O fundamental é você buscar materiais que tenham esquemas e ilustrações que auxiliem você a fixar e concatenar o que está sendo explicado como aquilo se aplica na prática.
Eu, particularmente, gosto muito da série “Esquematizado”, uma vez que propicia ao aluno uma análise mais visual do tema estudado.

3 – Não Ser Só Slide

Elementos Básicos De Um Bom Material Escrito - Slides

Se o excesso de texto é ruim, o abuso de esquemas também não levará a nenhum lugar.

O material escrito de qualidade deve ter explicações sobre os pontos principais da matéria e isso não deve ser feito em um slide, você precisa buscar materiais que o professor transforma aqueles esquemas em narrativas agradáveis de leitura.

Assim, o segundo ponto e o terceiro trazem o elemento equilíbrio à tona, porque a qualidade do roteiro está justamente nessa simbiose entre esquemas e texto, nem demasiadamente um nem outro.

4- Ser Assertivo

Elementos Básicos De Um Bom Material Escrito - Assertivo

Essa deveria ser a lei da vida nos concursos públicos.

Falo isso, porque quando estamos estudando o ponto mais importante é usar seu tempo de maneira eficiente e nada pior que um professor que durante seus textos traz elementos que não são cobrados em prova ou vai muito além do que é necessário para uma boa explicação.

Assim, ser direto ao ponto deve ser uma característica buscada, não só em um material escrito de qualidade, mas também em aulas.

5- Ser Referenciado

Elementos Básicos De Um Bom Material Escrito - Referência

Uma preocupação recorrente deve ser “quem falou aquilo? ”.

Nas minhas aulas eu não invento nem acho nada, tudo que está lá foram autores renomados (e citados nas provas) que disseram.

Assim, um bom material escrito deve trazer quais foram as fontes de pesquisa, quais textos foram consultados para construir aquela obra, autores, datas e elementos afins.

Isso trará confiabilidade ao que lá está e deixará você tranquilo para usar na base de seus estudos.

Bom, espero ter sido útil nessa sua caminhada rumo à aprovação, convido você a comentar se gostou do texto e a dizer qual professor tem o melhor material na sua opinião.

(Não precisa dizer que é o meu, se tiveres alguma dica em relação a isso também será ótimo ajustar o material para torná-lo cada vez melhor)

Grande abraço e sucesso sempre!

Técnica da Aprovação

Um Comentário

  1. fevkondogmail-com 5 de maio de 2018 em 11:18 - Responder

    Ótimo post, professor Marco!
    Sempre que posso, procuro artigos científicos na minha área (saúde), que contam com uma review na introdução com referências confiáveis.
    Para concursos de administração, procuro suas aulas, que me esclarecem bastante o assunto.
    Quanto ao material escrito, estudei arquivologia com o material do professor Dijeison Thiago, em Arquivologia para concurso. Agora vejo que o material dele tem tudo o que consta nesse post!

    Obrigada pelas dicas!
    Abraços!

Deixar Um Comentário