fbpx

Como Manter O Foco Nos Estudos

Como Manter O Foco Nos Estudos

Como Manter O Foco Nos Estudos

Algo que ouço diariamente em minhas aulas é: professor, eu começo estudar, mas qualquer coisa tira a minha atenção e assim não consigo manter o foco nos estudos.

O que vemos são alunos que dizem estudar 8… 9… 10 horas por dia, mas muitas vezes se pegam lendo suas mensagens nas redes sociais ou dispersos com quaisquer outros elementos ao seu redor fazendo assim, que aquelas 10 horas não representem nem 5 de foco nos estudos.

Quando falamos de preparação para concursos o tema mais importante é você ter uma boa consistência de estudos e a concentração na hora de revisar, ler e anotar os conteúdos é fundamental.

Sendo assim, hoje vou mostrar três dicas que podem ser aplicadas imediatamente e irão fazer uma diferença absurda no aumento de seu foco nos estudos.

3 Dicas Rápidas Para Aplicar Hoje Mesmo

1 – Desligue Todos Os Potenciais De Distração

 

Como Manter O Foco Nos Estudos - Distração

A base de tudo aqui é: você precisa fazer essa tarefa e nada é mais importante que isso, sendo assim, você deve localizar e evitar os famosos potenciais de distração, eles são elementos do dia-a-dia que estamos acostumados a conviver (e isso é um problema), mas que tiram o nosso foco nos estudos.

Esses potenciais podem ser: pessoas, como a mãe que entra toda hora no quarto, tecnologias, como o famoso celular, hábitos, como ver a novela tal hora e tantos outros elementos.

Sendo assim, coloque seu telefone no “modo avião” isso mesmo, nada de colocar no vibracall.

LEMBRE-SE: VOCÊ ESTÁ EMBARCANDO PARA A REALIZAÇÃO DO SEU SONHO E, ASSIM COMO OS AVIÕES DOMÉSTICOS NÃO DECOLAM CASO OS CELULARES NÃO ESTEJAM DESLIGADOS, VOCÊ TAMBÉM NÃO IRÁ DECOLAR SE SEU CELULAR FICAR APITANDO TODA HORA.

Outra coisa, nada de deixar facebook apitando, caixa de e-mails avisando os recebidos e coisas do gênero.

Em relação ao uso da internet, uma boa dica é eleger um navegador para estudos, tenha um acesso exclusivamente para seus materiais de preparação, nessa aba tenha somente elementos relacionados a estudos abertos.

Por exemplo: você pode usar o “Opera” para sua navegação normal e deixar o “Mozila” para os momentos de estudo, assim ao abrir o navegador de estudos não terão senhas nem abas salvas com suas redes sociais.

Importante é você dividir o momento de foco nos estudos da hora de lazer na internet, quanto mais clara for essa divisão melhores resultados você terá.

2 – Construa Uma Lista De Compromissos

Como Manter O Foco Nos Estudos - Lista

O que é isso?

Eu sei que você tem uma vida corrida, várias atividades vão precisar da sua presença e não terá outra escolha a não ser parar seus estudos e fazer o que tem que ser feito.

Sendo assim, separe um período da sua semana, uma quinta-feira pela manhã (por exemplo), para todos os afazeres pessoais como: levar alguém ou ir ao médico, levar o cachorro no banho, deixar o carro na oficina, ir ao banco, fazer supermercado, ou seja, todas aquelas tarefas pessoais que dependem exclusivamente de você.

Com isso, quando um desses compromissos aparecerem marque nessa “quinta-feira pela manhã” para não comprometer sua rotina de estudos.

O importante aqui é ter a tranquilidade para manter o foco nos estudos sem deixar as tarefas cotidianas de lado.

3 – Concentre Energia No Que Realmente Importa

Como Manter O Foco Nos Estudos - Importante

Pode parecer amplo, mas todos nós temos uma energia limitada, ou seja, é como se você tivesse um valor X para gastar durante o seu dia.

Pense em um carro com um tanque de combustível, todo dia pela manhã, dependendo claro da sua boa noite de sono, você acorda com esse tanque cheio e aí começa a “usar” essa gasolina: alguém pede algo a você, começam seus estudos, leva criança para lá, responde mensagem no telefone, almoça e assim por diante.

Com isso, quanto mais energia você dispender com os outros menos sobrará para você e seus afazeres como estudo, foco e concentração.

Você já deve ter passado por um momento em que “não aguentava mais fazer nada” essa é a sensação que o tanque está na “reserva”.

Assim, invista sua energia com coisas que realmente irão levar você até o sucesso, esqueça os problemas pessoais de outras pessoas, as roupas dos famosos ou o carro novo do vizinho.

O que depende dos outros depende dos outros, faça aquilo que está ao seu alcance e mude a sua realidade.

Coloque essa gasolina a disposição na hora que precisares de foco nos estudos e deixe “o que sobrar” para as demais tarefas.

LEMBRE-SE: O FOCO NESSE MOMENTO É VOCÊ É A SUA VIDA, NADA NEM NINGUÉM É MAIS IMPORTANTE QUE ISSO.

Finalizo convidando você a aplicar essas técnicas e depois contar como está sendo sua experiência aqui nos comentários, será um prazer ouvi-lo.

Grande abraço e sucesso sempre!

Técnica da Aprovação

Deixar Um Comentário