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Como Relaxar a Mente: Um Guia De Meditação Para Pessoas Que Não Meditam

Como Relaxar a Mente: Um Guia De Meditação Para Pessoas Que Não Meditam

Como Relaxar A Mente

Nem sempre é fácil saber como relaxar a mente.

Compreender quem somos, perceber claramente as possibilidades e limitações de nossa situação atual, embasar nossas ações com um cuidado consciente em relação ao demais, com compaixão, trabalhar incessantemente pelo próprio crescimento e aperfeiçoamento, assim como pelo aperfeiçoamento dos outros.

Essas são algumas das metas dos praticantes da meditação budista.

A meditação é o próprio coração do budismo, a mensagem primordial do Buda Shakyamuni.

Mas, distinguindo-se das doutrinas, religiões e crenças individuais de cada um, a meditação já se tornou um elemento fundamental na vida de muitas pessoas, elemento-chave das pessoas que sabem como relaxar a mente.

Benefícios da meditação

Estudos comprovam que a meditação traz benefícios incalculáveis, dentre eles estão: redução da ansiedade, estresse, depressão e esgotamento.

Se a meditação e a quietude são tão boas, por que ainda existem pessoas que não a praticam? As respostas para essa pergunta são três:

  • Ocupação crônica é um hábito. Envolvemo-nos com tarefas rotineiras que ocupam cada segundo do nosso dia. Desde as mais importantes, como comer, trabalhar e escovar os dentes, até as menos úteis, como assistir televisão, jogar games da internet e navegar nas redes sociais.
  • Nosso cérebro é imediatista, queremos o retorno rápido, recompensas imediatas. (É por esse motivo também que é tão difícil se manter na dieta ou começar a praticar exercícios físicos)
  • A falta de conhecimento sobre a prática impede que novas pessoas comecem a praticá-la.

Seja qual for, ou quais forem, os motivos pelo qual você ainda não medita, separamos dicas para você vencer essa barreira e começar a meditar ainda hoje!

Como criar um novo hábito e vencer o imediatismo.

Uma boa maneira de fazer com que uma tarefa rotineira seja executada repetidamente sem que seja necessário um enorme esforço diário, sem que ela seja esquecida ou engolida por nossa ocupação em outras tarefas, é tornar essa tarefa um hábito!

Charles Duhigg escreveu em seu livro “O Poder do Hábito” que todo hábito é formado por três principais partes:

  • a Deixa;
  • a Rotina;
  • e a Recompensa.

A deixa aciona o cérebro para iniciar uma rotina, que ao seu final, gera uma recompensa.

Então que tal escolher um gatilho que lhe impulsione para a ação de meditar e uma recompensa diária, da qual você só pode usufruir se conseguir cumprir o seu hábito?

Parece difícil?

Então vamos lhe dar uma sugestão:

Antes de ir dormir, deixe uma almofada ao lado da sua cama, assim quando você acordar já pode pegá-la e se encaminhar para um lugar tranquilo no qual você possa fazer sua prática.

Como recompensa imediata do hábito que foi executado, você pode se dar o prêmio de um café expresso antes do trabalho ou 20 minutos de um jogo que você gosta antes de dormir.

Obs.: No começo será necessário ter disciplina, mas com o passar do tempo a tarefa se tornará um hábito, fazendo com que você a execute de forma automática.

Isso acontecerá sem que seu cérebro tenha que gastar uma grande quantidade de energia.

E então você aprenderá como relaxar a mente e poderá usufruir dos benefícios da meditação que são atingidos à médio e longo prazo.

Agora que você já sabe uma maneira eficiente de se manter firme na prática da meditação, vou lhe mostrar uma maneira fácil de como fazê-la.

Como meditar em 5 etapas fáceis:

ESCOLHA UM LOCAL

Encontre um cantinho tranquilo e silencioso em que você possa fazer sua meditação sem interferências.

Pode ser dentro da sua casa, no seu quarto, sala, na área externa, na sacada, quintal ou praça.

FIQUE CONFORTÁVEL

Encontre a posição que você mais gosta e treine seu cérebro para associar essa posição com o relaxamento.

Para alguns é sentado, com as pernas cruzadas sobre uma almofada, tapete ou cadeira.

Muitas pessoas associam trabalho e estresse com a posição sentada, se você for uma dessas pessoas, você pode tentar começar a praticar deitado.

PROGRAME SEU TIMER

Pegue o seu relógio, ou celular e programe um timer.

Muitas pessoas começam meditando em cinco ou dez minutos.

Quanto menos tempo você fizer no começo, mais fácil será para começar a praticar.

É importante que seja um timer, e não um cronômetro, o timer lhe avisará quando der o tempo certo que você se programou para meditar, com o cronometro você precisará acompanhar para ver quanto tempo você está meditando e essa tarefa de acompanhar o tempo poderá impedir o relaxamento pleno e o total desprendimento durante a prática.

CONCENTRE-SE NA SUA RESPIRAÇÃO

Sintonizar a sua respiração é a essência da meditação.

A respiração deliberada harmoniza seus sistemas nervosos parassimpático e simpático, acalma sua resposta de luta ou fuga e o induz ao relaxamento.

Quando você se concentra apenas em sua respiração, você não tem espaço para se preocupar com um milhão de coisas que você não fez ou de matérias que você ainda não estudou.

Coloque as mãos na sua barriga, uma de cada lado do umbigo e sinta o seu estômago empurrando suas mãos para fora quando você inspira e para dentro quando você expira.

A respiração que trabalha a parte baixa da barriga, é a respiração diafragmática, ela capta mais oxigênio para mais células fornecendo mais energia para seu organismo.

Outras Técnicas

Como Relaxar A Mente - Outras Técnicas

Muitos iniciantes praticam a meditação apenas com a técnica focada na respiração. O que já é muito bom. Mas se você quer ir um pouco além, pode continuar sua medicação incluindo outras técnicas a ela. Como por exemplo:

GRATIDÃO

Uma vez que você interrompe seus pensamentos ocupados com a respiração, você pode mudar seu foco para gratidão.

Aprecie seu corpo, a respiração em seus pulmões, o sol, o céu, sua família, amigos, sua aptidão, saúde e as oportunidades que você tem para viver uma vida extraordinária.

Por mais problemas que nós tenhamos, e todo mundo tem, nós também temos uma infinidade de coisas pelas quais podemos ser extremamente gratos.

A experiência de meditar pela gratidão é extremamente poderosa para se livrar do estresse. Seu corpo fica mais leve, sua mente mais limpa e você mais satisfeito com as pequenas coisas que normalmente não valorizamos no dia a dia.

VISUALIZAÇÃO

Se você já praticou a meditação da gratidão, provavelmente está mais aberto às possibilidades que pareciam antes irreais, quando você estava menos otimista em relação ao seu dia e sua vida.

Agora é uma boa hora para você se imaginar concluindo suas metas de estudo para hoje, organizando-se, praticando exercício-físico e tudo mais que você sabe que será benéfico para você fazê-lo, mas que por um motivo ou outro geralmente você acaba adiando.

Esse tipo de exercício aumenta sua confiança, sua criatividade e lhe deixa em contato com os seus sonhos, lhe ajudando a atingir seus objetivos.

MEDITAÇÃO GUIADA

Essa é sem dúvida a opção mais fácil para os iniciantes, basta escolher uma meditação guiada, sentar em uma posição confortável e se deixar guiar pela voz do interlocutor, seguindo os pensamentos que ele lhe direcionar.

Se você quer tentar fazer uma meditação guiada basta buscar a versão que você mais gosta no Youtube.

Com essas dicas sobre como relaxar a mente você já pode começar a meditar e sentir os benefícios desta prática.

Essas são apenas algumas técnicas utilizadas pelos praticantes, mas na verdade existem milhares de outras técnicas e correntes de pensamento que também podem ser úteis e benéficas para você.

Se você gostou desse tema, comenta aqui em baixo.

Grande Abraço e Bons Estudos!

Técnica da Aprovação

2 Comentários

  1. simonerizegmail-com 26 de abril de 2018 em 22:18 - Responder

    Que maravilha prof! Gostei muito do texto…

  2. anna-luzhotmail-de 8 de maio de 2018 em 15:21 - Responder

    Muito interessante! Não tenho prática em meditação mas quero iniciar pois sou muito ansiosa! Obrigada pela postagem.

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