Curso On-line Ou Presencial – Vantagens E Desvantagens De Cada Modelo

Curso On-line Ou Presencial – Vantagens E Desvantagens De Cada Modelo

Curso On-line Ou Presencial – Vantagens E Desvantagens De Cada Modelo

Bom dia, seguimos nossa jornada rumo à aprovação e nesse caminho escolher o melhor modelo de preparação é fundamental, já falei sobre 3 características fundamentais para a escolha da estratégia entre online e presencial, agora vou listar as principais vantagens e desvantagens de cada uma dessas formas.

Importante ressaltar, que não há certo ou errado, como já falei no outro post sobre as características, você deve analisar a sua realidade e definir se aquele elemento que eu apresentei funciona bem ou não para o seu caso específico.

Vou começar falando da forma mais antiga de preparação que é a presencial.

Aqui, figuram como vantagens a possibilidade do professor ali na sua frente, tirar dúvidas, expor inseguranças e questionamentos de qualquer natureza são feitos na hora e respondidos na mesma velocidade;

Outro aspecto interessante é o quadro de horários, no que tange a construção de disciplina e ritmo de estudos ter uma rotina pré-estabelecida é um ouro na preparação.

Porém, como nem tudo são flores, o modelo presencial traz em sua essência o formato antiquado de aulas longas e curtos períodos de intervalo, algo que é completamente contrário a tudo que se estuda atualmente na área da educação.

Além disso, dependendo de onde você mora, pode ser difícil encontrar um curso com bons professores e materiais didáticos atualizados e isso, como sabemos, é crucial no seu estudo.

Podemos citar também: a distância dos cursos e o tempo perdido no transporte.

Assim, com a intenção de suprir as lacunas deixadas pelo modelo anterior, nasce o curso online, ele vem cercado de boas indicações, mas não se engane muitos cursinhos vendem um presencial vestido de online, cuidado!

Bom, o modelo virtual traz entre suas vantagens a flexibilidade de horários, aulas que podem ser pausadas, aceleradas e tudo ao gosto do estudante, facilidade de acesso em qualquer lugar, a possibilidade de ter aulas com professores renomados de cada área, acesso a um material de qualidade e o conforto de não ter que ir até a escola economizando tempo e energia para focar no que realmente importa.

Com tudo isso dito você deve pensar: “nossa! Quero online! ”, mas não se engane, essa estrutura é só para quem tem características bem específicas, lembre-se no que disse nos posts anteriores: as vantagens do online só serão aproveitadas se você tiver disciplina suficiente para tal, caso contrário, elas irão conspirar contra a sua preparação e o que era para ser algo bom vai se transformar rapidamente em algo negativo.

Sendo assim, elementos como a falta de um quadro de horários, a ausência de um professor cobrando, a falta (ou dificuldade) na solução de dúvidas e o excesso de flexibilidade são características que marcam contra o modelo online.

Novamente, a percepção de qual tipo de estudante você é, quais são seus pontos fortes e fracos, como você gosta de estudar e, principalmente, o que funciona bem para você vão contribuir na escolha de um método eficiente e assertivo na sua preparação.

Importante ressaltar, os modelos não são excludentes, você pode optar pelos dois, uma bela estratégia é você escolher um curso básico presencial, com as disciplinas mais cobradas em concurso como: português, raciocínio lógico, constitucional, administrativo e informática e, concomitantemente a isso, um modelo online de disciplinas específicas.

Dessa forma, você consegue medir sua afinidade com cada um dos modelos e perceber para qual dos dois tem mais inclinações.

Como já disse um milhão de vezes, você pode encher uma sala com 1.000 alunos e cada um deles vai dar uma estratégia diferente que ele usa e funciona, resta saber se essa mesma estratégia irá funcionar para você também, única solução é: testar e avaliar.

E você? Já testou algum dos modelos? Qual deles você mais se adaptou? Quais os motivos que levaram você a chegar nessa conclusão?

Compartilhe sua experiência nos comentários.

Forte abraço e bons estudos!

Técnica da Aprovação

Um Comentário

  1. Marcos 26 de abril de 2018 em 14:29 - Responder

    Muito bom esse post Prof.

    Pra mim, atualmente, o melhor é o curso online. Estou gostando, pois não tenho tempo e condições de ficar indo até uma sala de aula todos os dias e também posso revisar as partes que sinto dificuldades até mesmo nos finais de semana.

    E parabéns pelo site

Deixar Um Comentário