fbpx

Curso Para Concurso Presencial Ou On-line

Curso Para Concurso Presencial Ou On-line

Curso Para Concurso Presencial Ou On-line

3 Características Que Definem O Modelo A Ser Seguido

O modelo de preparação para concursos tem mudado bastante nos últimos anos, se no princípio o estudo se dava completamente em sala de aula, o que vemos hoje em dia é a ampliação dos cursos on-line que tiram o aluno dos modelos tradicionais e o trazem para um ambiente virtual de ensino.

Já falei sobre vantagens e desvantagens dos cursos online e presenciais e agora vou sanar essa forte indagação.

Vejo que a maior dúvida nesse sentido tem sido como escolher entre o modelo tradicional do presencial e os diversos cursos online, quais são os fatores representativos na hora de definir qual estratégia deve ser seguida.

Sendo assim, listei 3 características que irão definir qual modelo você deve escolher para definir embasado em informações pertinentes e realmente válidas, até porque nada adianta você ler sobre as vantagens dos cursos online em plataformas que só disponibilizam esse tipo de conteúdo, não é mesmo.

Bom, primeiramente precisamos fazer uma linha do tempo da evolução na preparação para concursos.

No princípio, o foco era 100% presencial, professor em sala, aulas de 3 a 4 horas, intervalos pequenos e deslocamentos até a sede do curso.

Depois, o modelo tele transmitido nasce assim, possibilita ao aluno uma experiência híbrida, o professor em um local, normalmente grandes centros, e os alunos em uma sala com uma televisão passando, em tempo real, a aula.

Basicamente, o mesmo modelo anterior, aulas longas, pequeno intervalo e todos os elementos do antigo presencial com a diferença da presença digital do professor.

Seguindo a evolução, cortando alguns episódios, chegamos no atual modelo, aulas 100% virtuais que podem ser assistidas a qualquer momento, em qualquer lugar, com tempos menores e podendo pausar, avançar, acelerar e até pular na hora que quiser.

Com essa linha do tempo, você tende a acreditar que o modelo virtual é o melhor formato afinal, a liberdade concedida por essa estrutura de aprendizagem é realmente ímpar, porém, o que muitos esquecem é que junto com a flexibilidade vem a necessidade de uma disciplina muito rígida até porque, os modelos podem ter evoluído, mas isso não significa que os alunos e os professores acompanharam esse crescimento.

Assim sendo, é necessária muita cautela na hora de escolher qual forma de ensino você irá optar, é importante levar em consideração aspectos como:

1- Estágio da preparação (Em qual momento da preparação você está: reta final, pré-edital ou pós edital?)

Curso Presencial Ou On-Line - Maturidade

Basicamente, se você está em um pré-edital tem tempo para ver todos os conteúdos e a opção por um curso online é válida, nesse caso não há um tempo corrido e a flexibilidade de horários tende a ajudar mais do que atrapalhar.

Há a possibilidade de você distribuir suas horas/aula de maneira confortável durante a semana sem prejudicar seu dia-a-dia.

Agora, se você está em um pós-edital ou reta final, há a necessidade de mais disciplina e o tempo precisa ser bem aproveitado.

Sendo assim, a indicação por um curso presencial passa a ser interessante, pense que não há tempo a perder e que você precisa de foco nos estudos, escolher um bom curso presencial é fundamental para o sucesso nessa fase.

2- Maturidade do estudante (Quanto tempo você já está estudando?)

Curso Presencial Ou On-Line - Nível De Preparação

Você é um estudante iniciante?

Então, comece por um presencial, você precisa de disciplina, aprender a estudar, vai ter diversas dúvidas e necessita de alguém mais próximo ajudando você a melhorar sua técnica de estudo.

Assim, o presencial vai ajudar a dar ritmo a sua preparação, auxiliará na construção da sua rotina, acordar sabendo que terá aula tal hora faz você constituir um hábito e isso é fundamental para seu sucesso.

Agora, você já está estudando há algum tempo, já passou por alguns cursos presenciais e tem disciplina e foco nos estudos seu caso é muito mais próximo de um curso online.

Nesse sentido, a flexibilidade vai ajudar você e facilitará a estruturação de uma rotina mais apropriada ao seu caso em particular, saber estudar e conhecer as técnicas já não são uma necessidade para você.

Sendo assim, aposte em uma estrutura online de qualidade com professores bons que farão você ir além na sua preparação.

3 – Localização do aluno (Onde você mora?)

Curso Presencial Ou On-Line - Perto De Casa

A sua cidade de residência dirá muito na hora de escolher a estratégia, se você mora em um grande centro há diversos cursos presenciais renomados na sua região e isso pode jogar a favor para escolher por um deles.

Agora, se você está afastado das áreas metropolitanas e os cursos próximos são duvidosos com professores que estão lá “quebrando um galho” isso deve ser levado em consideração e, mesmo que você não queira, a opção por um curso online parece ser vantajosa.

Conclusão

Curso Presencial Ou On-Line - Conclusão

Importante salientar, que não é uma fórmula mágica e sim um compilado de características que se você reunir indicarão um caminho a ser seguido.

Como sempre digo aqui: o autoconhecimento é a ferramenta mais poderosa dos estudantes para concurso, saber exatamente o que funciona e o que não funciona para você é a chave para o sucesso e a aprovação em um concurso público, seja na escolha de um curso, um professor ou uma estratégia de estudo.

Deixe seu comentário aqui em baixo.

Forte abraço e até a próxima.

Técnica da Aprovação

Deixar Um Comentário