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Dia da Prova! Como Manter A Calma E O Foco?

Dia da Prova! Como Manter A Calma E O Foco?

Manter O Foco

Dia da Prova! Como Manter A Calma E O Foco? Agora é a hora de fazer valer todo o esforço do processo de estudos e preparação para o concurso público.

Você sabe que outros candidatos também estarão lá, focados na aprovação e tomados por um sentimento de competição.

É normal sentirmos nervosismo, sequidão na boca, falta de ar e muita ansiedade, sentimento esse, que nos tira atenção, foco e disposição para fazer a prova.

Mas, não se deixe levar por tais sentimentos, nem se deixe intimidar pelos demais candidatos.

Aproveite cada minuto de prova, afinal você passou horas, dias, semanas e meses se preparando para ela.

Lembre-se: a prova é a estrada que te levará à tão sonhada vaga na carreira pública, por isso é tão importante, que você esteja relaxado, concentrado e focado para fazer valer cada segundo desse importante momento.

Pensando em ajuda-lo a manter a calma e o foco na hora da prova, separei dicas práticas e eficazes, para você melhorar sua concentração na hora de responder as questões, evitar o famoso “branco” e obter um excelente resultado para sua aprovação. Confira:

Escolha bem suas roupas:

Manter O Foco - Roupas Leves

Use roupas leves, que facilitem a transpiração do seu corpo, roupas que lhe deixem a vontade e relaxado.

Lembre-se, você ficará cerca de 4 à 5 horas sentado, e qualquer desconforto, atrapalhará você na hora de se concentrar e resolver as questões.

Chegue cedo:

Manter O Foco - Chegue Cedo

Chegue com antecedência no local de prova, além de evitar que portões se fechem antes de você chegar, você poderá aproveitar o ócio dos minutos que antecedem o concurso para relaxar a mente e se concentrar na realização da prova.

Além disso, você poderá conhecer o local de prova e evitar ficar preso em filas de trânsito, que geram estresse e desgaste mental.

Beba Água:

Manter O Foco - Chegue Cedo

Beba água durante a prova, além de hidratar o corpo, beber relaxa a mente e o torna mais produtivo e concentrado.

Mas evite tomar água de forma demasiada, pois isso fará você sentir vontade de ir ao banheiro, e nesse processo você perde um tempo precioso.

Gerencie seu tempo:

Manter O Foco - Gerenciar Tempo

Comece pelas questões mais fáceis e/ou pelo conteúdo que você domina, pois além de aumentar sua autoconfiança, você evita cometer erros “bobos” devido à falta de atenção ocasionada pelo cansaço.

Atenção aos alimentos:

Manter O Foco - Alimentação

Alimente-se de forma saudável antes da prova, principalmente se ela for no início da tarde.

Alimentos pesados como feijoada, churrasco e massas, demandam uma boa quantidade de sangue para o estômago e intestino, o que deixa você com uma sensação de cansaço e sono.

Coma peixes (Salmão, atum) saladas (Rúcula, almeirão) e frutas, que são alimentos ricos em água, eles facilitam a digestão e deixam você mais disposto.

Alimentos ricos em Vitamina B como proteínas animais (carne vermelha, aves e ovos) ou leguminosas (lentilha, grão de bico) concedem uma boa energia para o corpo e contribuem para a disposição do mesmo e o poder de concentração.

Cuide da respiração:

Manter O Foco - Respiração

Respire de forma profunda, além de oxigenar melhor as células do seu corpo, também oxigena melhor o seu cérebro, melhorando sua concentração e foco.

Dê uma pausa a cada 1 hora de prova, para fazer um exercício de 10 segundos de respiração profunda, puxando o ar pelo nariz e soltando pela boca.

Relaxe os músculos de forma deliberada, imagine que você está sentado na areia da praia, observando o movimento das ondas.

O fato de imaginar lugares que fazem com que nos sintamos bem, já causa o relaxamento dos músculos, e com isso é possível melhorar a concentração e clareza de pensamentos.

Use essa técnica por cerca de 30 segundos à 1 minuto, quando sentir-se improdutivo, ou quando empacar numa questão difícil.

Quanto maior seu poder de concentração, maior o seu bloqueio mental contra as distrações do ambiente e da sua mente!

Alongue-se:

Manter O Foco - Alongamento

Antes de ir ao local da prova faça exercícios simples de alongamento do corpo, além de melhor sua cognição, aumenta sua autoestima e concentração.

Por conta da ansiedade, é normal que você esteja com pequenas dores no corpo devido à contração da musculatura.

Alongar os músculos diminui essas dores e ainda estimula a circulação sanguínea.

Fique de olho na duração da prova:

Manter O Foco - Tempo da Prova

Use ao máximo o tempo de prova, afinal você dedicou muito do tempo, se preparando para ela.

Separe os 40 minutos finais, para preencher com calma o cartão resposta.

Revise as questões, principalmente aquelas em que você ficou em dúvida.

Leve canetas extras:

Manter O Foco - Canetas Extras

Leve o dobro de canetas indicadas no edital da prova, afinal, você não sabe quando uma delas pode falhar ou acabar a tinta.

Relaxe no dia:

Manter O Foco - Relaxe

Algumas horas antes da prova.

Procure um lugar que lhe seja prazeroso, tranquilo e pratique um pouco de meditação [Guia de Meditação para pessoas que não meditam] essa técnica, permite você relaxar, melhora seu poder de concentração e diminui sua ansiedade para a hora da prova.

Além disso, quando estamos num local agradável e que nos permite refletir a vida, nos enche de coragem, esperança e uma série de sentimentos que nos geram poder e autoconfiança, indispensável para alcançar o resultado da sua aprovação.

Estimule-se:

Manter O Foco - Relaxe

Se você sentir sono durante a prova (isso acontece com muitas pessoas) peça para ir ao banheiro, lave o rosto e se exercite um pouco.

Pequenos pulinhos e um pouco de água gelada no rosto espantarão o seu sono e você poderá voltar a sua prova com mais foco e atenção.

Se a prova é de tarde e você sabe que sempre sente sono após o almoço, pondere sobre a ingestão de bebidas estimulantes, como o café ou o pó de guaraná.

Mas preste atenção ao seu corpo e à sua sensibilidade à esse tipo de bebida. Se você passa mal com café, não é recomendado que você ingira ele antes de uma prova.

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Grande Abraço e Bons Estudos!

Técnica da Aprovação

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