09 Dicas Para Você Estudar De Forma Mais Produtiva

09 Dicas Para Você Estudar De Forma Mais Produtiva

Estudar de Forma Mais Produtiva

Preparei esse material com Dicas Para Você Estudar De Forma Mais Produtiva.

Afinal de contas, não adianta nada você estudar seis horas por dia se nesse período você está desfocado, preocupado com outras tarefas ou em estado de multitarefas, sem assimilar nem 20 % do que você estuda, concorda?

Quando você se torna mais produtivo(a) e focado(a), você estuda mais e melhor, o que é essencial se você deseja ser aprovado(a) em um concurso público.

Aqui você encontrará dicas simples que são ensinadas em diversos cursos de produtividade, em todo o mundo; permita-se experimentá-las para sentir os resultados que são alcançados com a aplicação delas.

1 – Pare de fazer o que você não precisa fazer

Estudar de Forma Mais Produtiva - Distrações

Faça uma reflexão sobre as coisas que você faz atualmente, mas não estão realmente ligadas ao seu objetivo de passar no concurso público.

Pode ser desde assistir à televisão, perder muito tempo no Facebook, responder a e-mails que não precisam ser respondidos, ou mesmo ajudar um amigo numa tarefa em que, na realidade, a sua ajuda é dispensável.

Leia também: Como Manter O Foco Nos Estudos

É importante você entender que terá de sacrificar algumas atividades para conseguir ser mais produtivo, ter mais tempo para se dedicar às tarefas que são importantes ao seu objetivo maior.

Entenda que esse sacrifício será passageiro, depois que você conseguir a sua aprovação no concurso que almeja, poderá voltar à sua rotina normal.

Agora faça uma reflexão sobre as coisas que você faz e que não precisariam ser feitas por você, isso é, outra pessoa poderia substituí-lo em determinadas tarefas.

Pode ser lavar a louça, a roupa, levar o cachorro para passear ou levar o carro ao conserto.

Você tem alguém que poderia ajudá-lo nessas tarefas?

Ótimo, delegue a essa pessoa tudo aquilo que não precisa ser feito por você, assim terá mais tempo e energia para se dedicar às atividades fundamentais que o levarão ao seu objetivo.

2 – Crie hábitos

Estudar de Forma Mais Produtiva

O hábito é um artifício que o cérebro utiliza para colocar no “piloto automático” todas aquelas tarefas que precisam ser feitas com frequência; dessa forma, não precisa gastar energia pensando e planejando cada uma delas todas às vezes que você precisar executá-las. (Por exemplo, escovar os dentes ou dirigir).

Os hábitos são compostos por três partes distintas e complementares:

  • Gatilho – Sentimento, lugar ou objeto.
  • Rotina – Processo de execução do hábito.
  • Recompensa – Satisfação ou prêmio de dever cumprido.

Então, para criar um novo hábito, você deve pensar em um gatilho eficiente para você, executar a rotina logo após ver ou perceber o gatilho e desfrutar da recompensa após a execução da rotina.

Você deve criar o seu próprio gatilho do hábito para que ele seja personalizado e funcione.

Um exemplo de criação de gatilho para um hábito pode ser o seguinte: deixar a roupa de caminhada ao lado da cama, assim, quando você acordar, já verá esse “gatilho” que o induzirá à rotina de realizar uma caminhada matinal, e a recompensa desse processo é a sensação de exercício feito, dever cumprido, a serotonina e os inúmeros benefícios advindos da prática de atividade física.

Essa é uma dica preciosa de como estudar de forma eficiente: Crie o seu plano de estudos e escolha o seu gatilho que o levará à ação de estudar.

Pode ser deixar o tablet em cima da mesa para se lembrar de estudar logo depois do café da manhã, ou um alarme no celular que o avise a hora de estudar.

Sempre que o gatilho aparecer, execute a tarefa proposta, sem adiamentos, assim você conseguirá tornar a tarefa um hábito e fazê-la se tornará mais natural e fácil para você.

3 – Organize seu tempo

Estudar de Forma Mais Produtiva - Tempo

Planeje os seus dias, veja quanto tempo você dedicará aos estudos, quanto tempo dedicará a assistir às aulas, fazer os exercícios.

Considere o seu tempo de trabalho, o tempo de deslocamento ao trabalho, tempo das refeições, exercícios físicos e sono, assim você poderá estabelecer metas de estudo realistas e coerentes com a sua rotina.

No meu post de blog Como montar um plano de estudo para concurso, você pode conferir meus ensinamentos sobre como organizar o seu tempo e criar um plano de estudos eficiente, que auxilia a estudar todas as matérias solicitadas no edital do concurso.

4 – Poupe seu cérebro para decisões importantes

Estudar de Forma Mais Produtiva - Cérebro

Outro ponto muito interessante da organização do tempo é você deixar as decisões menos importantes preparadas no dia anterior, por exemplo, o que você vai vestir no dia seguinte, o que você vai comer no café da manhã…

É comprovado que o cérebro humano se esgota com a tomada de decisão. Se você poupar o seu cérebro de tomar decisões irrelevantes logo pela manhã, terá mais energia dele ao longo do dia.

5 – POMODORO – Alcançando o foco total

Estudar de Forma Mais Produtiva - Pomodoro

Essa também é outra dica importantíssima de como estudar da melhor forma possível.

Se você nunca ouviu falar no Pomodoro, sugiro que você leia com atenção e permita-se experimentar a utilização dessa poderosa ferramenta de produtividade!

Pomodoro – é uma técnica de organização de tempo desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo no final dos anos 80.

A técnica utiliza um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, chamados de pomodoros, que são períodos de FOCO TOTAL na tarefa que deve ser executada, ou seja, nada de celular, e-mails, mensagens ou outras abas da internet abertas, a atenção do cérebro deve ser toda direcionada para a tarefa que está sendo executada.

O estado de foco total é quando você está altamente concentrado no que está fazendo, com isso, você se torna mais produtivo, e o seu cérebro se torna mais receptivo às informações recebidas, pois ele não está ocupado ou confuso com diversas informações irrelevantes.

A cada pomodoro (período de 25 minutos de foco total na tarefa) é necessário fazer um descanso de 3 a 5 minutos para reconstituir as funções do cérebro e deixá-lo apto para recomeçar o trabalho com plena capacidade de obter atenção total.

Você deve fazer até 4 pomodoros com esses intervalos mais curtos, depois é necessário realizar um descanso maior, de 15 a 30 minutos.

Essa é uma técnica poderosa para você evitar distrações e executar muito mais tarefas em menos tempo.

Existem aplicativos e sites na internet que podem ajudá-lo a controlar os seus pomodoros, ou se você preferir, pode utilizar algum tipo de timer, que hoje são muito comuns nos smartphones.

Essa técnica é simples e realmente revolucionária. Milhares de pessoas já comprovaram e aderiram a esse método, que é parte fundamental nos cursos e livros de produtividade.

Vale a pena apostar!

6 – Mantenha as outras abas fechadas

Estudar de Forma Mais Produtiva - Abas

Parece irrelevante, mas não é. As outras abas da internet abertas acabam consumindo nossa atenção de vez em quando e nos tirando da tarefa que estamos executando.

Você está prestando atenção na aula, de repente vê a aba do Facebook e lembra que a última vez que falou com sua irmã foi no Facebook e que no final de semana você a encontrará na casa dos seus pais, ah é, você precisa pedir para seu pai aquele livro, é bom já mandar uma mensagem para ele…

Pronto, o estado de foco acabou e você já não sabe o que o professor falou nos últimos 3 minutos.

Então, para estudar de forma focada e produtiva, deixe aberta apenas a janela de internet do vídeo a que você estiver assistindo ou do exercício que estiver fazendo.

7 – Sem notificações automáticas de e-mail

Estudar de Forma Mais Produtiva - Notificação

Aquelas janelinhas que aparecem avisando que você recebeu um novo e-mail também são vilãs da produtividade.

Elas invadem a tela, chamam a sua atenção e acabam com o seu estado de foco total.

Assim como outras abas abertas, elas têm o poder de arrancar sua concentração da aula e transportar sua atenção para outro lugar, que é onde ela não deveria estar no momento dos estudos.

Isso sem contar quando você pausa a aula para responder ao e-mail, cortando a atenção, assimilação do conteúdo e alinha de raciocínio que você estava construindo.

Para garantir mais concentração e assimilação da matéria que você está estudando, bloqueie as janelas de alertas automáticas de e-mail.

8 – Lista de pendências

Estudar de Forma Mais Produtiva - Lista Pendências

Claro que às vezes é difícil bloquear os pensamentos no momento dos estudos, com o tempo e a prática, esse processo se torna mais fácil.

No começo da utilização do pomodoro, para facilitar, deixe um caderninho ou uma folha de papel do seu lado quando você estiver estudando e, sempre que alguma coisa que não está relacionada aos estudos surgir na sua cabeça, anote para você lembrar depois, assim você consegue deixar o seu cérebro liberado para os estudos.

Comprar pasta de dente, tirar o lixo, marcar dentista podem ser tarefas importantes, mas no momento do estudo só vão atrapalhar sua concentração e capacidade de assimilação. Deixe essas tarefas anotadas para você resolver no intervalo do seu pomodoro.

9 – Deixe o celular distante

Estudar de Forma Mais Produtiva - Sem Celular

Essa dica também parece tola, e todo mundo pensa: “eu sei me controlar, não vou pegar o celular durante os estudos”, mas na hora que o celular vibra, logo o pegamos para ver quem está mandando a mensagem.

Visualizamos a mensagem, respondemos, verificamos as outras mensagens nos grupos, examinamos a linha do tempo do Facebook, do Instagram, e lá se foram 30 minutos de concentração e estudo.

Isso acontece de forma tão natural que às vezes nem percebemos.

Para evitar que aconteça com você, deixe o celular distante.

Se alguém tiver de falar com você e for importante, a pessoa o procurará ou ligará, ocasião em que você interromperá seus estudos para atendê-la.

As mensagens nos grupos e nas redes sociais podem esperar o intervalo do seu pomodoro.

Conclusão

As minhas dicas de como estudar com produtividade não são difíceis de executar e são poderosas ferramentas para quem as executa.

Permita-se, então, experimentá-las para sentir os resultados que são alcançados com a aplicação delas.

Grande Abraço e Bons Estudos!

Técnica da Aprovação

3 Comentários

  1. simonerizegmail-com 26 de abril de 2018 em 22:41 - Responder

    Excelentes dicas prof!

  2. simonerizegmail-com 26 de abril de 2018 em 22:51 - Responder

    Prof, quando cliquei em ”Como montar um plano de estudo para concurso” deu erro na página e não consegui visualizar.

    • Prof. Marco Ferrari 14 de maio de 2018 em 10:43 - Responder

      Olá Simone, realmente este link estava quebrado mas já foi arrumado.
      Obrigado por me avisar!

      Um abraço,
      Prof. Marco Ferrari

Deixar Um Comentário