4 Dicas Rápidas Para Melhorar Sua Concentração

4 Dicas Rápidas para Melhorar sua Concentração

Dicas para Melhorar a Concentração
“Professor, eu não consigo parar e focar nos estudos, até uma mosca parece mais importante, como faço para melhorar isso?”

Essa pergunta tem sido recorrente nos cursos e palestras de técnicas de estudos, muitos estudantes não conseguem usar o tempo disponível para efetivamente aplicar e aprender os conteúdos exigidos.

Assim, vou descrever quatro técnicas rápidas para você ampliar a sua capacidade de se concentrar e aumentar sua absorção de conteúdo, usando seu tempo de maneira mais eficiente.

1 – Desenvolva a capacidade da exclusividade

Dicas para Melhorar a Concentração - MultiTarefa

Temos a falsa impressão de que conseguimos fazer diversas coisas ao mesmo tempo, talvez até tenhamos mesmo, mas quando estamos falando de estudos desenvolver a capacidade de exclusividade, ou seja, conseguir fazer nosso cérebro entender que durante aquele período iremos fazer só aquilo é um passo gigantesco para nossa concentração aumentar.

Por isso, na hora do estudo esqueça seu celular, fuja das redes sociais e de qualquer outra tarefa ou atividade que exija de você atenção, lembre-se o momento de estudo é única e exclusivamente para estudar.

2- Elimine a bagunça no seu local de estudo

Dicas para Melhorar a Concentração - Mesa Bagunçada

Quando falo de local de estudo estou me referindo ao espaço, mesmo que temporário, que você utilizará para seu estudo.

Aqui a chave do sucesso é manter seu espaço organizado e com o material devidamente separado, isso irá lhe poupar tempo e aumentar sua capacidade de concentração.

Para isso, sempre ao terminar seus estudos coloque os materiais no lugar e reserve outro espaço para os textos, apostilas e demais ferramentas que não serão utilizadas naquele momento, deixando sempre um espaço livre para o “estudo do momento”, ou seja, a matéria que você deve estudar.

3- Divida sua jornada de estudos em fatias

Dicas para Melhorar a Concentração - Mesa Bagunçada

Lembra da técnica do “suar e respira”?

Então, exatamente isso, segundo os neurocientistas o nosso cérebro precisa de pausas para relaxar as partes que estavam sob tensão durante o estudo.

A ideia central é você estipular um tempo de estudo, normalmente de 20 a 30 minutos, e, após esse período, deixar 3 a 5 minutos para você descansar.

Cabe ressaltar, que você pode fazer isso durante horas, mas deve sempre respeitar os intervalos, com isso você ganhará mais eficiência no esforço de estudo, usando seu tempo da melhor forma possível.

4- Fique alerta aos sinais físicos

Dicas para Melhorar a Concentração - Sono

O corpo fala e você deve ser o principal ouvinte.

Fico atento aos sinais de cansaço, estudar com sono ou cansado é um dos erros mais comuns dos alunos.

Só para termos como exemplo, ao estudar com sono partes do seu cérebro já estão sendo “desligadas”.

Assim, durante esse período sua capacidade de retenção, que antes seria de 100%, cai até pela metade, ou seja, você só estará desperdiçando seu tempo e cansando ainda mais ao invés de descansar e voltar forte tempos depois.

O uso inteligente do seu tempo, combinado com bons materiais de estudo lhe trarão excelentes resultados em bem menos tempo, o foco aqui é não estudar por estudar, mas usar o esforço de estudo da melhor forma possível para garantir que você está realmente aprendendo e não está simplesmente jogando seu tempo, e muitas vezes seu dinheiro, pela janela.

Grande Abraço e Bons Estudos!

Técnica da Aprovação

Deixar Um Comentário