fbpx

O Que Uma Aula Precisa Para Ser Boa – 2 Elementos Cruciais

O Que Uma Aula Precisa Para Ser Boa – 2 Elementos Cruciais

O Que Uma Aula Precisa Para Ser Boa

Hoje vou falar sobre “O Que Uma Aula Precisa Para Ser Boa”.

A necessidade de você buscar por aulas pontuais/assertivas e com o tempo necessário de duração, já de cara você viu que há dois elementos chave que uma aula precisa ter para ser boa.

Já falei sobre “como escolher um material escrito de qualidade” e lá você viu que ele não pode ser extenso demais, se for para falar de aula então, multiplique essa dica por 100.

Você normalmente sofre com dois problemas:

1 – As Aulas Não Correspondem Ao Cobrado Na Prova (Não São Pontuais/Assertivas)

O Que Uma Aula Precisa Para Ser Boa - Não Corresponde

Isso ocorre, porque muitos professores não se dão ao trabalho de ler e resolver algumas questões sobre o tema antes de preparar a aula assim, o tema até está correto, mas a abordagem do professor é em aspectos que não aparecem nos seus testes.

Dessa forma, a aula até pode ser “boa” e o domínio do profissional profundo, mas de nada adiantará você ficar expert em pontos da matéria que não tem nenhum peso na sua preparação.

A chave para superar esse obstáculo é buscar por profissionais que atuem no ramo de concursos, eu sempre digo “uma coisa são minhas aulas de gestão para empresários, outra, bem diferente, aulas de administração para concursos públicos”.

Um profissional da área sabe que o grande norte do que deve ser abordado com mais profundidade são os temas que as bancas “mais gostam” assim, seu valioso tempo de estudo realmente será dedicado para o aumento da sua compreensão em temas que são recorrentes na prova.

2 – Aulas Muito Longas

O Que Uma Aula Precisa Para Ser Boa - Aulas Longas

Sem um roteiro ou um norte o professor começa a falar e acaba se perdendo durante sua explicação fazendo colocações que em nada acrescentam na sua preparação, isso quando ele não começa a falar da sua vida pessoal “para dar uma quebrada” e passa mais da metade da aula contando como foram as suas férias em Buenos Aires, ocupando seu tempo com temas cotidianos e deixando a matéria lá quietinha.

As aulas demasiadamente longas, como as rotineiras aulas de 3 horas, são para pessoas e alunos que precisem de disciplina para estudo, só isso.

Se você está buscando aprender, efetivamente, os conteúdos saiba que existe uma coisa chama “curva de atenção” e que ela dura, em seres humanos normais, no máximo 10 minutos, ou seja, a cada dez minutos você começa a perder o foco na tarefa.

Assim, o máximo de “curvas de atenção” que você deve dispor são 3, assim sendo, aulas de mais de 30 minutos pouco serão absorvidas pela sua mente.

Leia também sobre a técnica Pomodoro

Assim, ao escolher uma plataforma ou uma instituição de ensino tenha em mente a assertividade da aula e a precisão com que o professor expõe o conteúdo, só assim você irá melhor utilizar seu tempo dando mais eficiência aos períodos de estudo.

Outro ponto que merece atenção, é o fato de aulas mais longas normalmente serem de conteúdos distintos o que dificulta muito a compreensão, quando uma aula é menor o professor pode começar e finalizar o tema, ou subtema, daquela aula sempre precisar trazer outro módulo.

Assim, mais do que o tempo certo para uma boa aula, o que deve ser buscado são aulas que começam e finalizam o tema a ser estudado.

LEMBRE-SE: NADA MAIS IMPORTANTE QUE O SEU TEMPO, UTILIZE PLATAFORMAS QUE RESPEITEM E QUEIRAM APLICAR OS SEUS PERÍODOS DE ESTUDO DA MELHOR FORMA POSSÍVEL.

Grande abraço e até a próxima!

Técnica da Aprovação

Um Comentário

  1. simonerizegmail-com 26 de abril de 2018 em 23:06 - Responder

    Muito bom prof! Para mim a aula tem que ter didática e organização. Infelizmente já comprei cursos on lines horríveis com meus amigos , materiais em PDF desorganizados , slides mal feitos… e olha que estou falando de cursinhos renomados que prefiro nem citar o nome…rsrs Mas deixo aqui minha gratidão a Você que sempre da o que tem de melhor e sem cobrar nada por isso! Parabéns prof pelo excelente e belíssimo trabalho.

Deixar Um Comentário