Técnicas Simples Para Acalmar A Mente

Técnicas simples para Acalmar a Mente

Técnicas simples para Acalmar a Mente

Existem diversos perfis de estudantes, alguns seguem sempre a mesma maneira de lidar com os estudos, outros conseguem ir modificando os hábitos ruins e nutrindo os bons, se tornando melhores aprendizes.

Se você é concurseiro e está na sua fase mais estressada, aquela em que você ou está estudando e encontrando dificuldade para se concentrar ou está fazendo outra coisa e se sentindo mal, com culpa por não está estar estudando, esse conteúdo será extremamente útil para você!

Na fase de estudos preparatórios para os concursos públicos as pessoas tendem a ficar ansiosas e estressadas, e se o estresse não for controlado, acaba prejudicando a sua rotina de estudos e a sua saúde.

O estresse aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial, enfraquece a imunidade, diminui o combate de radicais livres, o que alimenta o envelhecimento e o surgimento de diversas doenças.

Para que isso não aconteça com você, separamos algumas dicas de formas simples que irá acalmar a sua mente e com isto você irá conseguir se recuperar do estresse diário.

1 – Respire fundo

Técnicas simples para Acalmar a Mente - Respirar

Respirar profundamente traz uma série de benefícios. Restaura o oxigênio do organismo, regula as ondas cerebrais e pode fazer com que você se sinta mais calmo(a) e relaxado(a).

Respirar com o diafragma (parte inferior do tórax) é a maneira mais correta para relaxar.

Se você colocar sua mão em sua barriga logo abaixo das costelas, você deve ser capaz de sentir a sua ascensão no abdômen quando você inspira e o declínio quando você expira.

Você pode fazer os exercícios de respiração tanto antes dos estudos, para acalmar a mente e deixá-la livre para você estudar, quanto antes de dormir, para você conseguir se desligar dos problemas, relaxar o cérebro e conquistar um sono melhor.

Você não sabe como fazer os exercícios de respiração?

Exercícios de respiração:

  • Sentar-se ereto(a) ou deitar-se de barriga para cima, para facilitar o preenchimento de ar no pulmão.
  • Feche os olhos e concentre-se no ritmo e na forma como você respira, sem modificá-lo no primeiro momento.
  • Tente não se distrair com pensamentos que invadem a sua mente ou com os sons que surgem à sua volta.
  • Depois de alguns segundos observando o ritmo da sua respiração, tente controlá-la, inspirando e expirando lentamente.
  • Você deve sentir sua barriga e seus pulmões expandirem-se à medida que se enchem de ar.
  • Faça de 6 a 10 respirações lentas profundas.

Se você puder e quiser, pode fazer esse exercício por mais tempo, dar ritmo à sua respiração, como por exemplo, respirar em 3 tempos (30 segundos), reter o pulmão com ar em 2 tempos (20 segundos), expirar em 3 (30 segundos), e reter sem ar em 1(10 segundos). Encontre o seu tempo ideal.

Depois de um exercício de respiração, seu cérebro estará mais relaxado, oxigenado e pronto para assimilar melhor os estudos.

2 – Medite

Técnicas simples para Acalmar a Mente - Meidtar

A meditação traz inúmeros benefícios, é uma ferramenta capaz de ajudá-lo(a) a combater o estresse, promover a saúde física, ajudar na dor crônica e fazer você dormir melhor, sentir-se mais feliz, calmo(a) e concentrado(a).

Ela atua reduzindo os níveis de estresse, produzindo “o efeito de relaxamento”, um fenômeno que pode ser tão poderoso quanto qualquer droga médica, mas sem os efeitos colaterais.

O relaxamento está associado a níveis mais elevados dos hormônios do bem-estar, como a serotonina e o hormônio do crescimento, que repara as células e tecidos.

A técnica da meditação consiste em acalmar a sua mente ao concentrar-se em uma só ação, energia ou coisa. Não sabe como começar a meditar? Comece por esse exercício:

Exercício de meditação
Para meditar, você deve se sentar em uma posição confortável e concentrar-se em uma só coisa, pode ser um lugar, por exemplo, imagine um local real ou ideal no qual você se sinta bem.

Mantenha o foco nesse lugar, incluindo detalhes da paisagem e as sensações e sentimentos que você vivencia neste lugar.

É normal ter vários pensamentos atrapalhando a meditação, principalmente para os novos praticantes. Procure ignorá-los, o máximo que puder, o segredo da meditação é conseguir controlar seus pensamentos.

Você pode meditar por quanto tempo quiser. Alguns especialistas recomendam fazê-lo por pelo menos 10 minutos diários, outros afirmam a importância de 20 minutos.

Encontre a metodologia e tempo ideal para você, que se encaixe na sua rotina e que lhe traga todos os benefícios da prática.

Dica: Músicas calmas ou sons da natureza durante a meditação ajudam a manter o foco.

3 – Fazer exercícios físicos

Técnicas simples para Acalmar a Mente - Exercícios

Os exercícios controlam o estresse e o cansaço, fortalecem a imunidade, melhoram a circulação sanguínea, potencializam a oxigenação do corpo e aumentam a produção de endorfina, substância responsável pela sensação de bem estar.

Apostar na prática de exercícios pode lhe ajudar não só a manter o seu organismo saudável como também acalmar a sua mente, controlando os hormônios do seu corpo, além é claro, de ajudá-lo a manter o peso.

Encontre um exercício que lhe agrade e pratique-o regularmente.

Dica: A liberação de endorfina é um processo que se inicia durante a prática e pode durar algumas horas depois do exercício, então se você tem dificuldade de dormir, é melhor deixar as atividades físicas para o período da manhã ou da tarde, cessando elas até 2 horas antes do horário de se deitar.

4 – Brinque de colorir

Técnicas simples para Acalmar a Mente - Colorir

Essa brincadeira voltou à moda há pouco tempo, com os livros de colorir para adultos.

Parece coisa de criança, mas esse exercício simples é capaz de trazer paz interior e ampliar os processos cognitivos como a criatividade, concentração e a automotivação.

As cores também aliviam o estresse e ansiedade, além de o exercício movimentar os dois hemisférios do cérebro, tanto o lado da criatividade, quanto o lado da lógica e concentração.

Especialistas afirmam que o exercício de colorir com papel e lápis, ou caneta, trazem maiores benefícios, mas se você também pode apostar em algum aplicativo de celular ou tablet que contenha um jogo de colorir.

Essas 4 diferentes maneiras de acalmar a mente são simples, mas os benefícios para o seu organismo podem ser muitos. Você pode apostar em uma, duas ou todas as técnicas.

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Grande Abraço.

Técnica da Aprovação

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